Pesquisador do Fuxicos & Boatos receberá Medalha Thomé de Souza

O pesquisador do grupo de pesquisa sobre Ciência e Teoria das Redes Fuxicos & Boatos, professor Hernane Borges de Barros Pereira, será homenageado com a Medalha Thomé de Souza, honraria instituída através da Resolução nº 334/73 que é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador (https://www.cms.ba.gov.br/titulos-e-honrarias). A entrega da honraria será no dia 28 de setembro de 2023, às 18h30min, na Câmara Municipal de Salvador, Plenário Cosme de Farias.

O professor Hernane Pereira é Professor Pleno do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Professor Associado do Centro Universitário Senai Cimatec e fundador do grupo Fuxicos & Boatos. Atua como docente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPG MCTI) e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (PPG DC). Durante o período de 2010 a 2018, no qual coordenou o PPG MCTI, o programa atingiu o conceito 5. É consultor da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), área Interdisciplinar.

Possui atuação destacada no âmbito da ciência e tecnologia da informação e inovação, trabalhando com temas como ciência e teoria das redes e construção e difusão do conhecimento, usando técnicas de modelagem computacional. Sua produção científica é composta de 94 artigos científicos, 12 livros, 32 capítulos de livros além de mais de 120 trabalhos publicados em eventos, 01 patente, 18 programas de computador etc. Além de diversos prêmios de melhor artigo científico de eventos científicos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a sua produção bibliográfica possui mais de 1100 citações. Suas contribuições relevantes na formação de novos pesquisadores já atingiram a marca de 32 mestres e 28 doutores titulados sob a sua orientação. Já fez a supervisão de 4 estágios pós-doutorais.

Seu veio artístico já o levou a expor fotografias, registrar músicas e partituras. Hernane possui três livros de poesias: Recorrência Lúdica para Noites Ébrias (2004), Sem Bálsamo, Rosário ou Sapatos (2011) e Casa de Tavalogem (2019). É torcedor do Flamengo.

Toda a equipe do Fuxicos & Boatos parabeniza o professor Hernane pela mais do que merecida e justa homenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *