História

O grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos iniciou suas atividades de pesquisa e irreverência em 2008 com uma série de seminários sobre assuntos relacionados à ciência e teoria de redes. Os seminários, organizados e realizados por Hernane Borges de Barros Pereira, Inácio de Sousa Fadigas e Trazíbulo Henrique Pardo Casas, eram contextualizados no âmbito de dois programas de pós-graduação:

  • Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), atualmente Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPG DC), oferecido pelas seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Laboratório nacional de computação científica (LNCC/MCT), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (UFBA) e Cento Universitário Senai Cimatec;
  • Programa de Pós-Gradução em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPG MCTI), cursos de mestrado acadêmico e doutorado, oferecido pelo Centro Universitário Senai Cimatec.

O grupo Fuxicos & Boatos é dinâmico quanto à participação de seus membros. Felizmente, muitas pessoas que já obtiveram seus títulos de mestrado ou doutorado continuam generosamente no grupo. Outras, por seus afazeres pessoais e profissionais, deixaram suas atividades no grupo.

Apesar do grupo já ter tido pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) de outros estados brasileiros, atualmente, o grupo é formado por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior sediadas no estado da Bahia:

  • Centro Universitário SENAI CIMATEC
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Em 2018, o grupo percebeu a necessidade de promover discussões sobre questões que emergem da Ciência e Teoria das Redes e suas aplicações na sociedade. Foi criado o Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes e sua primeira edição aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A formação de recursos humanos é uma ação importante para o estabelecimento de competências locais, regionais e nacionais. Desde 2008, o grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos já formou 14 mestres e 22 doutores.

Novembro 2005

Palestra “Fuxicos & Boatos

Em 2005, iniciamos um conjunto de palestras sobre ciências. Basicamente, apresentávamos e debatíamos sobre (1) epistemologia e filosofia da ciência e (2) teorias, métodos e técnicas aplicadas em várias áreas do conhecimento.
A primeira palestra, intitulada “Fuxicos & Boatos”, foi proferida pelo professor Hernane Borges de Barros Pereira e tratava sobre ciência e teoria de redes.

Fevereiro 2008

Grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos

Em 2008, o professor Hernane Borges de Barros Pereira e alguns de seus discentes de doutorado e mestrado iniciam reuniões semanais regulares que ocorriam às quartas-feiras. Surge o grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos.

Julho 2009

Disciplina na pós-graduação

No segundo semestre de 2009, a disciplina Análise de Redes Sociais é oferecida pela primeira vez para o programa de pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPG DC) e foi ministrada pelo professor Hernane Borges de Barros Pereira.

Verão 2010

Curso de Verão

Curso de curta duração sobre Redes Sociais (MC08) ministrado por Hernane Pereira no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Novembro 2018

SimBraRedes

I Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência das Redes (SimBraRedes)

Dezembro 2019

Complex Networks

Encontro de alguns membros do grupo com Sergey Dorogovtsev e José Fernando Mendes no The 8th International Conference on Complex Networks and their Applications.
Lisboa, Portugal

Novembro 2020

SimBraRedes Virtual

II Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência das Redes (SimBraRedes) que aconteceu de forma virutal de devido à pandemia do novo Coronavírus

* Última atualização em 10/05/2023 às 08:52.