Defesa de tese de doutorado

No dia 27 de março de 2024, acontecerá a defesa de tese de doutorado de Ludmilla Monfort Oliveira Sousa. Em sua tese, Ludmilla articula diversos dados provenientes de diferentes fontes de dados de modo a oferecer a gestores na área de saúde subsídios para tomar decisões adequadas com respeito aos serviços oferecidos a parturientes.

Exame de qualificação de doutorado

No dia 13 de dezembro de 2023 às 09:00h, ocorreu a sessão pública do exame de qualificação de doutorado de Davi Alves Oliveira, discente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, orientado por Hernane Borges de Barros Pereira e Lêda Maria Braga Tomitch. Davi Alves Oliveira foi aprovado no exame de qualificação de doutorado.

Membros da banca do exame de qualificação de doutorado de Davi Alves Oliveira.

Parabéns Davi!!!

Oficina “Incidência-Fidelidade em redes semânticas”

Nesta oficina, apresentaremos um método para construção de redes semânticas de cliques ponderadas a partir do índice Incidência-Fidelidade (IF). Mostraremos como encontrar a rede crítica e faremos uma análise sob a ótica da Ciência das Redes.

Os participantes terão a oportunidade de manipular um texto previamente preparado (tratamento manual) com o intuito de gerar uma rede semântica de cliques. Com esta rede, cada aresta terá um peso atribuído a partir do IF. Os valores destes pesos permitem classificar os pares de palavras quanto à sua importância na rede, de acordo com a sua frequência de coocorrência.

Ao filtrar a rede a partir dos valores mais baixos de IF, um comportamento crítico pode ser revelado para um certo valor de IF mínimo. Neste ponto, alguns índices de redes tem valores máximos e a rede semântica apresenta o máximo de informação e o mínimo de resíduos textuais (conexões fracas).

Instrutor: Marcelo Cunha (IFBA)
Local: Senai Cimatec, Sala 2.2.4
Data: 03/07/2023 (segunda-feira)
Horário: das 14:00 às 18:00

Sobre cursos e minicursos ministrados por membros do grupo

A partir de 05 de junho de 2023, incluímos uma página intitulada “Cursos e minicursos” no site do grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos com informações sobre cursos (e.g., componentes curriculares, disciplinas) e minicursos relacionados à Ciência e Teoria das Redes ministrados por membros do grupo.

Oficina “Ilhas em redes”

Nesta oficina, apresentaremos uma técnica para a detecção de ilhas em redes semânticas. Essencialmente, ilhas de arestas são grupos de vértices conectados por arestas ponderadas que gozam de certa propriedade. A determinação de ilhas de arestas pode ser feita por meio de duas abordagens: nível constante e nível variável. No caso das ilhas de arestas com nível constante, podemos definir com um grupo de vértices conectados por arestas com pesos não menores que um determinado valor estabelecido pelo pesquisador. Mostraremos, usando o Pajek, o procedimento para encontrar ilhas de arestas de nível constante. Em seguida, faremos um  exercício prático para a detecção de ilhas de arestas com nível variável, usando o algoritmo do Pajek. A técnica de determinação de ilhas pode ser aplicada para identificar temáticas relevantes presentes em redes semânticas, a exemplo de redes de títulos de dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, dentre outros corpora.

Instrutores: Inácio Fadigas (Uefs) e Marcos Grilo (Uefs)
Local: Senai Cimatec, Sala 2.2.4
Horário: das 14:00 às 18:00