O grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos iniciou suas atividades de pesquisa e irreverência em 2008 com uma série de seminários sobre assuntos relacionados à ciência e teoria de redes. Os seminários, organizados e realizados por Hernane Borges de Barros Pereira, Inácio de Sousa Fadigas e Trazíbulo Henrique Pardo Casas, eram contextualizados no âmbito de dois programas de pós-graduação:
- Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), atualmente Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPG DC), oferecido pelas seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Laboratório nacional de computação científica (LNCC/MCT), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (UFBA) e Cento Universitário Senai Cimatec;
- Programa de Pós-Gradução em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPG MCTI), cursos de mestrado acadêmico e doutorado, oferecido pelo Centro Universitário Senai Cimatec.
O grupo Fuxicos & Boatos é dinâmico quanto à participação de seus membros. Felizmente, muitas pessoas que já obtiveram seus títulos de mestrado ou doutorado continuam generosamente no grupo. Outras, por seus afazeres pessoais e profissionais, deixaram suas atividades no grupo.
Apesar do grupo já ter tido pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) de outros estados brasileiros, atualmente, o grupo é formado por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior sediadas no estado da Bahia:
- Centro Universitário SENAI CIMATEC
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
- Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Em 2018, o grupo percebeu a necessidade de promover discussões sobre questões que emergem da Ciência e Teoria das Redes e suas aplicações na sociedade. Foi criado o Simpósio Brasileiro de Teoria e Ciência de Redes e sua primeira edição aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A formação de recursos humanos é uma ação importante para o estabelecimento de competências locais, regionais e nacionais. Desde 2008, o grupo de pesquisa Fuxicos & Boatos já formou 14 mestres e 22 doutores.
* Última atualização em 04/11/2024 às 10:55.